É uma delícia ler um livro e conversar sobre ele. E a leitura de quadrinhos é uma experiência muito especial, na qual lemos para além do texto escrito, mas também o desenho, o traço, as cores. No Clube Historietas você tem acesso a uma curadoria especial feita por Gabriela Borges, jornalista, mestre em antropologia e fundadora da Mina de HQ, apenas com livros de histórias em quadrinhos feitos por mulheres, pessoas transmasculinas e não binárias. E, durante os encontros, você vai poder expor o que pensou e sentiu com o livro, em um ambiente seguro, que promove um espaço de escuta, respeito e trocas. Assim, aprendemos mais sobre a história, conhecemos outros pontos de vista sobre ela e podemos refletir de que forma a obra nos toca. Além de receber várias outras dicas complementares.
Mina de HQ é referência desde 2015 em incentivo à leitura, curadoria crítica e divulgação de histórias em quadrinhos, com foco em diversidade e gênero.
Mídia multiplataforma independente e feminista voltada ao trabalho de artistas mulheres cis, pessoas trans e não bináries, a MHQ foi premiada por dois dos principais troféus de quadrinhos do Brasil, HQ MIX e Angelo Agostini, e finalista do Prêmio Jabuti em 2022.
Nosso clube de leitura é uma ótima oportunidade de conhecer excelentes quadrinhos e artistas!
COMO FUNCIONA?
A cada edição do Clube Historietas, indicamos um quadrinho para leitura, sempre escrito por artistas mulheres, pessoas trans ou não binárias.
Ao se inscrever, você tem acesso a:
- Desconto para comprar o livro
- Encontro fechado em plataforma online
- Ficha de leitura
- Grupo fechado no Telegram
- Conteúdos exclusivos
- Dicas de outras HQs para ler
Vagas limitadas!
QUANTO CUSTA?
O Clube Histórietas é exclusivo para quem apoia a Mina de HQ! Para ter acesso, basta apoiar com a partir de R$ 20 por mês e ter acesso ao clube de leitura e mais várias outras recompensas, como quadrinhos inéditos por e-mail, sorteio de livros, desconto na loja virtual e muito mais!
O valor da inscrição é uma forma de contribuir com o trabalho de mediação e curadoria feito pela Mina de HQ. Caso isso seja um impeditivo para sua participação, você pode falar com a gente escrevendo para [email protected]

SOBRE A CURADORA
Gabriela Borges é jornalista, curadora e mestra em antropologia. Já trabalhou para lugares como Trip, Tpm, SBT, Mesa, Prazerela, Natura, Vogue e Marie Claire. Em 2015, fundou a Mina de HQ, mídia multiplataforma independente e feminista sobre histórias em quadrinhos feitas por artistas mulheres, pessoas trans e não bináries. A MHQ se tornou referência em incentivo à leitura, curadoria crítica com foco em diversidade e gênero; foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2022, e premiada por dois dos principais troféus de quadrinhos do Brasil, HQ MIX e Angelo Agostini. Gabriela é autora do livro Encuentre su Clítoris (ed. Marca de Fantasia), sobre mulheres nas historietas argentinas, e editora e co-organizadora da antologia Quadrinhos Queer (ed. Skript).
As histórias em quadrinhos são uma forma de viajar, conhecer lugares, culturas e personagens. A Mina de HQ tem o objetivo de produzir conteúdo, criar espaços de discussões e dar visibilidade a HQs mais diversas, com foco no trabalho de mulheres, pessoas trans e não-binárias, para contribuir com a popularização de quadrinhos que fogem dos estereótipos machistas, das personagens hipersexualizadas e da ideia de que HQ é coisa de menino, de criança ou de fãs das histórias de super heróis.
No Clube Historietas, a ideia é reunir pessoas que adoram quadrinhos ou querem conhecer mais sobre essa narrativa, para ler histórias, conversar e trocar ideias.