Anita Costa Prado na Poc Con 2023
Anita Costa Prado é a grande homenageada da Poc con 2023
Quer receber novidades sobre histórias em quadrinhos? Inscreva-se!
Anita Costa Prado é a grande homenageada da Poc con 2023
Este ano a POC CON terá uma artista homenageada: a pioneira Anita Costa Prado!
Criadora das personagens Katita e Dodô, Anita Costa Prado é paulistana formada pela Faculdade de Educação Campos Salles e publica quadrinhos com temáticas LGBTQIA+ desde 1995! Suas personagens mais recentes são a Mulher Cérebro e as Pererecas Power que abordam questões femininas. Em 2021 recebeu o Diploma de Mestre do Quadrinho Nacional, da Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de SP.
O humor politicamente correto pode ter graça, sim. Depende da competência de quem faz”
Desde a infância, Anita Costa Prado, 47, sempre foi fã de histórias em quadrinhos. Mas desencantada com a ausência de personagens não estereotipados nos cartuns representando a comunidade LGBT, em 1995, a professora Anita, formada em contabilidade, escapou dos números e roteirizou a vida da jovem Katita, primeira personagem lésbica das histórias em quadrinhos nacionais, segundo ela.
A ideia, que se desenrolou inicialmente em fanzines, só conseguiu ser publicada dez anos depois de sua criação, em 2005, em revistas independentes. E já no ano seguinte ganhou prêmios como o Ângelo Agostini, uma das premiações mais importantes da categoria.
Sendo pioneira das personagens lésbicas nos quadrinhos no Brasil, Katita não ficou só na empreitada; mais tarde chegou seu amigo Dodô, primeiro personagem negro e gay a protagonizar aventuras em gibis independentes. Com roteiros escritos por Anita, e já desenhados por três artistas diferentes, atualmente a dupla ganha vida pelas mãos do cartunista cearense Ronaldo Mendes. (via Agência Mural)
“A POC CON nasceu para promover e celebrar a diversidade nos Quadrinhos e nas Artes Gráficas brasileiras e precisamos enaltecer os artistas que estão há mais tempo nessa luta. É muito importante apresentar aos mais jovens a nossa história e os nossos pioneiros que já estavam produzindo quadrinhos com representatividade queer desde quando mal se falava sobre este assunto. Por isso, é uma honra anunciar nossa primeira homenageada: a incrível Anita Costa Prado, uma artista imprescindível que vem produzindo HQs com protagonismo LGBTQIA+ desde 1995 e, para nossa sorte, ainda continua na ativa nos presenteando com suas histórias e personagens emblemáticos.”, afirma Mário César, co-criador e organizador da POC CON.
Anita Costa Prado participará da POC CON falando de sua trajetória em um painel da programação do palco, com mediação de Dani Marino e Laluña Machado, no sábado, dia 10 de junho, às 15h e fará sessão de autógrafos às 16h15. A POC CON 2023 acontecerá no CCSP (Rua Vergueiro 1000, próximo ao metrô Vergueiro), nos dias 09 e 10 de junho, das 15h às 21h. A entrada é gratuita.
Daniela Marino é pesquisadora de quadrinhos e questões de gênero, graduada em letras, mestre em comunicação e doutoranda em ciência da informação.
Laluña Machado é pesquisadora de quadrinhos e maior especialista acadêmica em Batman do país, graduada em História pela UESB e Ganhadora de 3 troféus HQMIX.
Clique aqui e apoie a Mina de HQ!