Quadrinhos no ensino de Física
Professora mostra como as histórias em quadrinhos podem ser usadas em sala de aula no ensino de Física para alfabetização científica, motivação e criatividade
Quer receber novidades sobre histórias em quadrinhos? Inscreva-se!
Professora mostra como as histórias em quadrinhos podem ser usadas em sala de aula no ensino de Física para alfabetização científica, motivação e criatividade
Por se tratar de uma disciplina científica, a Física requer observação; representações em forma de desenhos e esquemas; interpretação de gráficos; resolução de exercícios numéricos e, dependendo do conteúdo, capacidade de abstração.
Essas características, ao mesmo tempo que tornam o conteúdo de Física mais dinâmico para ser trabalhado, representam dificuldades tanto para quem precisa ensinar quanto para quem precisa aprender física. Além disso, é comum que os professores valorizem excessivamente a abordagem matemática, o que afasta os alunos da perspectiva fenomenológica e conceitual que esta disciplina apresenta.
Devido a dificuldades com relação ao conhecimento matemático os alunos passam a ter dificuldades com a Física e a não gostar da disciplina. Diante desse contexto, são discutidos recursos didáticos, metodologias e práticas pedagógicas que, além de contribuírem para uma melhor aprendizagem dos conteúdos, também possam despertar o interesse dos alunos.
Dentre várias possibilidades as Histórias em Quadrinhos se apresentam como um recurso didático versátil, pois, entre outras coisas, podem acompanhar exercícios; ilustrar um conceito ou abordar um conteúdo; analisar uma situação; serem usadas para apresentar/discutir conceitos científicos em uma aula; serem apresentadas com balões em branco para que os alunos criem as falas com base nos conteúdos de Física aprendidos ou mesmo serem criadas pelos alunos.
Embora a utilização de HQs no ensino de Física pareça algo recente é importante destacar a obra Física com Martins e eu, publicada em 1969 e 1970 em dois volumes. Os livros apresentavam conteúdos de cinemática e dinâmica e, ao longo do texto, associavam a HQ que apresentava diálogo entre dois personagens, um aluno e um professor.
A obra foi publicada por Pierre Henri Lucie (in memorian), professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e ilustrada por Henrique de Souza Filho (in memorian) – Henfil. Uma versão digital desse material pode ser encontrada em https://archive.org/details/Fisica_Com_Martins_E_Eu.
As pesquisas que têm abordado o uso de HQ no ensino de Física têm destacado resultados positivos tanto para os alunos quanto para os professores. Com relação aos alunos tem contribuído, entre outras cosias, para a construção do conhecimento, a alfabetização científica, motivação, criatividade, escrita, habilidade de leitura e de expressão. Em se tratando do professor, tem contribuído, entre outras coisas, para auxiliar a comunicação da sala de aula, auxiliar na abordagem de ensino crítico, desenvolver nos alunos habilidades de leitura, escrita, interpretação.
Para quem quer trabalhar com HQ no ensino de Física existem vários materiais, artigos, teses e dissertações.
Para de encorajar professores a utilizarem esse recurso em sala de aula, apresento algumas boas referências disponíveis para consulta e leitura:
https://artedafisicapibid.blogspot.com/
https://artedafisicapibid.blogspot.com/2020/03/eduardo-souza-fisica-em-quadrinhos.html
http://www.cbpf.br/~caruso/tirinhas/webvol01/vol1.htm
https://wiki.sj.ifsc.edu.br/images/2/25/F%C3%ADsica2.pdf
Histórias em quadrinhos e o ensino de Física: unindo ciência, arte e educação, de Leonardo André Testoni (editora Novas Edições Acadêmicas, 2015)
Introdução Ilustrada a Física, de autor Larry_Gonick.Art_Huffman (Editora Harbra, 1993)
Física em Quadrinhos: Uma metodologia de utilização de quadrinhos para o Ensino de Física – Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza (2018)
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/26658/2/eduardo_souza_ioc_dout_2018.pdf.
A linguagem das histórias em quadrinhos e o ensino de física: limites e possibilidades para um processo de textualização de saberes – Francisco Fernandes Soares Neto (2012)
Simone A. Fernandes Anastácio é Doutora em Educação e Mestre em Física, pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde atua como coordenadora adjunta. Desenvolve pesquisa na área da educação com ênfase em: educação especial; ensino de Física; ensino de Ciências; práticas pedagógicas e divulgação científica.
Clique aqui e apoie a Mina de HQ!